
Just in Time: exemplos práticos de empresas de diferentes setores
O sucesso do just-in-time (JIT) depende inteiramente de uma coordenação eficiente e flexível que garanta entregas no prazo estabelecido e um fluxo contínuo de materiais.
O que é o Just in Time?
Just-in-time, no momento certo ou JIT na sigla em inglês, é um método de gerenciamento de estoque que se baseia na premissa de que, em uma fábrica ou centro de distribuição, os artigos e materiais são produzidos quando são necessários. Por isso, as matérias-primas devem ser entregues na hora certa, ou seja, no momento em que os produtos vão ser utilizados ou fornecidos aos clientes. Um exemplo de just-in-time seria um fabricante de móveis que recebe a madeira e os ferragens no momento em que vai começar a montagem de um pedido específico. Essa forma de trabalhar evita o acúmulo de estoque e os custos associados ao armazenamento de grandes volumes, por isso organiza cadeias de suprimentos eficientes e flexíveis.
Dessa forma, o sistema just-in-time funciona de forma oposta ao just-in-case, ou seja, uma estratégia de gerenciamento dos estoques em que as empresas têm vários tipos de estoque "por precaução". O principal motivo para optar pelo JIT consiste em reduzir ao mínimo a necessidade de manter um estoque de segurança que pode aumentar os custos de armazenamento, diminuir a liquidez e gerar estoque morto.
Exemplos Just in Time em empresas
O uso do modelo just-in-time chegou a setores de todos os tipos, incluindo computação, varejo ou bares e restaurantes. Alguns exemplos de just-in-time em empresas.
A indústria automobilística, a origem do Just in Time
Uma vez que a fabricação de carros é muito complexa, pois um veículo pode ser composto por mais de 30.000 peças, o uso do modelo just-in-time é muito utilizado na indústria automobilística.
A Toyota é pioneira nesse método de gerenciamento de estoque. De modo geral, enquanto a empresa japonesa não receber um pedido de seus clientes para começar a fabricar os artigos em massa, ela não armazena todas as matérias-primas em suas fábricas. Armazena apenas as quantidades necessárias para iniciar a produção a qualquer momento. Uma previsão precisa é fundamental para que a Toyota tenha os níveis de estoque adequados e garanta um bom serviço.

De acordo com a Toyota, o just-in-time é um dos principais pilares do Toyota Production System junto ao jidoka, uma abordagem que permite que os sistemas parem automaticamente ao detectar um erro. O engenheiro industrial Taiichi Ohno foi o responsável por criar a estrutura básica para aplicar o método just-in-time, enquanto Eiji Toyoda o utilizou para impulsionar a produção da Toyota no âmbito do Toyota Production System.
Just in Time em empresas de tecnologia
A Apple e a Dell são dois exemplos de just-in-time em empresas de tecnologia. A Apple transformou a terceirização de sua produção em um sucesso graças às sólidas relações que mantém com centenas de fornecedores cruciais para o bom funcionamento de seu negócio. Essa estratégia ajudou a Apple a se tornar uma das marcas mais valiosas do mercado. Apesar de ter um armazém central, a maior parte de seu estoque está localizada em suas lojas varejistas. Portanto, o just-in-time ajuda a empresa a evitar o excesso de estoque.
O fabricante de computadores e outras tecnologias Dell também é um bom exemplo da aplicação do modelo just-in-time, utilizado pela firma desde os anos oitenta. Começou a fabricar computadores personalizados e só armazenava as matérias-primas dos equipamentos que já tinham sido encomendados. Tal estratégia lhe permitiu entregar seus produtos mais rapidamente do que outras empresas que só vendiam computadores pré-fabricados, posicionando-se como a primeira a oferecer tecnologia avançada.
Fast food preparado Just in Time
Os pratos recém-preparados costumam ser geralmente mais apetitosos do que os preparados com antecedência, e o gigante do fast food McDonald's aproveita essa circunstância a seu favor. Por isso, seus restaurantes têm tudo o que é necessário para preparar os cardápios, excetuando alguns ingredientes ou produtos, para que seus funcionários não iniciem nenhum prato até receberem os pedidos. Também supervisionam os níveis de estoque para garantir que o restaurante possa continuar produzindo hambúrgueres de acordo com a demanda.

Caso prático de Just in Time: Forma 5
Um exemplo de just-in-time aplicado à fabricação de móveis é o da empresa de mobiliário e cadeiras de escritório espanhola Forma 5. Com sede em Dos Hermanas (Sevilha), produz diariamente 425 conjuntos de mobiliário de escritório que distribui em 60 países mantendo seus níveis de estoque ao mínimo e seguindo os princípios do JIT.
Para tal, a Forma 5 coordena com eficácia seus 35 fornecedores, localizados perto de sua fábrica, e usa o sistema de gerenciamento de armazém Easy WMS da Mecalux. Esse sistema controla todas as suas referências, desde matérias-primas até produtos acabados. Ao estabelecer conexão com os 35 armazéns de seus fornecedores em tempo real, o Easy WMS permite que a Forma 5 saiba o tempo todo qual é o status de seus estoques. Além disso, o programa facilita uma produção ininterrupta e ágil dos móveis, conseguindo a rastreabilidade de cada unidade e eliminando os erros.
Exemplos de como aplicar o Just in Time na cadeia de suprimentos
Adotar essa prática exige considerar certos aspectos antes de se comprometer com essa forma de funcionamento do supply chain. O just-in-time em logística proporciona benefícios, assim como uma maior dependência dos fornecedores, portanto é importante considerar tal fator. Optar por esse sistema exige diversificar as fontes de abastecimento e estabelecer acordos que garantam o fluxo de mercadorias.
Os sistemas flexíveis que permitem implementar mudanças rápidas nas linhas de produção e um excelente controle de qualidade são um exemplo de just-in-time. Dessa forma, se garante que os produtos recém-fabricados ou preparados sejam entregues em boas condições aos clientes finais.
Em um contexto cada vez mais dinâmico, contar com um sistema de inventário digitalizado representa uma vantagem competitiva para manter a rentabilidade e acompanhar o crescimento do negócio. Se tal como a Forma 5, sua empresa deseja melhorar o gerenciamento do estoque, um software especializado, como o Easy WMS da Mecalux, pode ajudá-lo a atingir a eficiência operacional. Entre em contato conosco, encontraremos a forma mais adequada de melhorar sua cadeia de suprimentos, reduzir custos e fortalecer sua posição no mercado.