As estantes são sistema de armazenamento mais eficiente para o gerenciamento de mercadorias

Sistemas de armazenagem: qual necessito para meu armazém?

15 fev 2022

Existem diferentes métodos para armazenar os produtos, desde empilhar os paletes diretamente no solo até colocá-los em sistemas de armazenamento. Este último é o mais habitual e eficiente, uma vez que ao depositar a mercadoria nas estantes é possível otimizar o espaço do armazém e, ao mesmo tempo, maximizar a produtividade das operações.

Em um armazém onde são gerenciados inúmeros produtos, o ideal é armazenar cada um deles no sistema adequado. Portanto, nesse ponto, é inevitável se perguntar: qual sistema de armazenagem devo instalar? Sua escolha dependerá de variáveis como as características da mercadoria, suas dimensões e rotatividade.

Neste artigo analisaremos os diferentes sistemas de armazenagem para carga paletizada que costumam ser utilizados nos armazéns, assim como suas vantagens e aplicações. No caso de manusear mercadoria mediante caixas ou contêineres deveríamos optar por estantes de picking ou armazéns automáticos para caixas, que abordaremos ao final deste artigo.

O que é um sistema de armazenamento dinâmico?

Em primeiro lugar, comecemos pela definição do que é um sistema de armazenamento: é o conjunto de estruturas físicas destinadas a armazenar mercadoria de forma adequada privilegiando o aproveitamento do espaço, a facilidade de acesso e a organização dos produtos seguindo certos critérios.

O normal é utilizar estantes industriais: estruturas que são fixadas ao solo do armazém compostas por localizações onde a mercadoria é depositada. Podemos diferenciar duas categorias de estantes: com acesso direto ou compacto. A primeira, como seu próprio nome indica, proporciona uma acessibilidade total à mercadoria, o que favorece as tarefas de armazenamento e processamento de pedidos. A segunda, por sua vez, otimiza o espaço para acomodar um maior número de produtos.

Escolher entre um sistema com acesso direto ou um compacto dependerá de fatores como o número de referências, a quantidade de unidades de cada uma delas e os critérios de consumo. De acordo com as necessidades da empresa, é provável que a balança se incline mais para um lado do que para outro.

A seguir, veremos as particularidades e as soluções de armazenamento que englobam esses dois grupos.

Estantes com acesso direto

As soluções de acesso direto permitem que a mercadoria seja diretamente acessível a partir dos corredores de trabalho. Dessa forma, se consegue uma grande rapidez para extrair produtos à custa de perder capacidade de armazenamento. Essa categoria inclui:

Estantes convencionais para paletes (profundidade simples e dupla)

As estantes convencionais para paletes são frequentes em instalações onde são gerenciadas muitas referências e poucos paletes para cada uma delas, assim como em armazéns com um grande movimento de mercadoria. São indicadas para armazéns pequenos ou médios e em instalações onde são armazenados produtos volumosos.

Uma das principais vantagens das estantes para paletes é sua adaptabilidade a qualquer tipo de carga, peso e volume. Por isso, os operadores logísticos costumam recorrer a elas para depositar produtos diversificados e paletes de diferentes tamanhos e características. Além disso, o picking pode ser feito diretamente no primeiro nível de paletes.

Casos práticos:

As estantes para paletes destacam-se por sua versatilidade, baixo custo e fácil implantação
As estantes para paletes destacam-se por sua versatilidade, baixo custo e fácil implantação

Estantes sobre bases móveis

Trata-se de estantes colocadas sobre bases móveis que se deslocam lateralmente de forma autônoma sobre trilhos. Incorporam motores e dispositivos de controle para que seu movimento seja suave e seguro.

As estantes móveis minimizam o número de corredores para acomodar um maior número de paletes em um espaço concreto e limitado, sem perder acesso direto aos produtos.

Embora sejam aptas para armazéns que operem a qualquer temperatura, são particularmente convenientes em câmaras frias de congelamento, armazéns frigoríficos ou refrigerados, por isso costumam ser instaladas por empresas de alimentação.

Casos práticos:

As estantes sobre bases móveis Movirack da Mecalux cumprem os requisitos de segurança e proteção exigidos pela União Europeia
As estantes sobre bases móveis Movirack da Mecalux cumprem os requisitos de segurança e proteção exigidos pela União Europeia

Estantes cantilever

As estantes cantilever se destinam ao armazenamento de unidades de carga de grande comprimento, tais como perfis metálicos, tubos, molduras, placas de madeira, placas metálicas ou de plástico, etc.

São formadas por colunas sobre as quais são aderidos braços em balanço onde a carga é depositada. Uma de suas peculiaridades é que os braços são fáceis de encaixar, por isso sua posição pode ser modificada de acordo com as dimensões da mercadoria.

Destacam-se por oferecer acesso direto à mercadoria e por sua versatilidade para armazenar qualquer tipo de unidade de carga, independentemente de suas dimensões. Consequentemente, são encontradas em armazéns de empresas que gerenciam produtos de grande comprimento (indústria automobilística e de autopeças, decoração e casa ou máquinas e componentes, por exemplo).

Caso prático:

Um gerenciamento eficaz de produtos de grande comprimento em estantes cantilever
Um gerenciamento eficaz de produtos de grande comprimento em estantes cantilever

Estantes compactas

Ao contrário das estantes de acesso direto, as compactas permitem obter uma maior ocupação da superfície e, portanto, uma maior capacidade de armazenamento. Vejamos os sistemas de armazenagem que fazem parte desse grupo:

Estantes drive-in/drive-through

Destinadas a produtos homogêneos, com uma grande quantidade de paletes por referência, as estantes drive-in são constituídas por estantes que formam corredores em seu interior e equipadas com trilhos de apoio em ambos os lados onde as cargas são depositadas. As empilhadeiras entram nesses corredores com a carga elevada acima do nível onde vão ser depositadas.

Costumam conviver com outros sistemas de armazenagem (com estantes convencionais, por exemplo). São utilizadas apenas como sistema único em instalações de fabricantes ou operadores logísticos de matérias-primas ou produtos de alto consumo, assim como em câmaras frias.

Casos práticos:

As estantes aproveitam o espaço disponível ao máximo, tanto em superfície quanto em altura
As estantes aproveitam o espaço disponível ao máximo, tanto em superfície quanto em altura

Estantes push-back

No âmbito dos sistemas compacto, as estantes push-back (ao lado das dinâmicas) conferem uma maior agilidade para gerenciar a mercadoria, assim como uma melhor acessibilidade aos produtos.

Os canais de armazenamento foram montados com um leve desnível para que os paletes possam ser empurrados para dentro. A parte dianteira tem uma altura menor para que, ao retirar um palete, os posteriores avancem por gravidade para a primeira posição de saída.

São uma excelente opção para produtos com poucos paletes por referência, destinando-se aos produtos de maior demanda.

Casos práticos:

As estantes push-back gerenciam a carga de acordo com o critério LIFO (last in, first out)
As estantes push-back gerenciam a carga de acordo com o critério LIFO (last in, first out)

Estantes com sistema Pallet Shuttle

Essa solução incorpora um carro motorizado que se encarrega de realizar a carga e descarga de paletes, o que aumenta a produtividade dos sistemas de armazenagem compacta.

O sistema Pallet Shuttle é adequado para armazéns compactos de produtos homogêneos, câmaras frias, buffers de armazenamento temporário ou para pedidos já processados.

Casos práticos:

O Pallet Shuttle é adequado para artigos que exigem entradas e saídas massivas
O Pallet Shuttle é adequado para artigos que exigem entradas e saídas massivas

Estantes dinâmicas

São formadas por canais de roletes com uma leve inclinação que facilita o deslocamento dos paletes de forma automática por gravidade e a uma velocidade controlada.

Ao contrário das push-back, nessas estantes, os paletes são depositados pela parte mais alta dos canais e se deslocam para a extremidade contrária, ficando devidamente dispostas para sua extração. A vantagem dessa solução é que elimina interferências entre os processos de carga e descarga, assim como facilita o gerenciamento da carga mediante o critério FIFO (first in, first out).

As estantes dinâmicas são adequadas para armazéns de produtos perecíveis e podem situar-se entre duas áreas de trabalho: para agilizar a expedição ou como área de espera ou pulmão (de pedidos processados, por exemplo).

Casos práticos:

As estantes dinâmicas facilitam o gerenciamento da mercadoria de acordo com o critério FIFO
As estantes dinâmicas facilitam o gerenciamento da mercadoria de acordo com o critério FIFO

Sistemas de armazenagem automáticos

Com a automação do armazém é possível aumentar a produtividade, ter uma maior agilidade e segurança na instalação, além de reduzir custos.

As estantes convencionais, as estantes dinâmicas e o sistema Pallet Shuttle podem ser automatizados através do uso de transelevadores que depositam e extraem os paletes de suas localizações. O sistema Pallet Shuttle também permite incorporar lançadeiras em cada nível para alcançar um maior fluxo de movimentos de mercadoria.

Os transelevadores exigem um corredor de trabalho mais estreito do que as empilhadeiras tradicionais, o que permite destinar mais espaço ao armazenamento de mercadoria. Também garantem a entrada e saída contínua de produtos. Devido a isso, a automação é uma solução muito conveniente para gerenciar produtos de alta rotatividade.

E se meu armazém for de caixas ou de produtos pequenos?

As empresas que manuseiam artigos de pequenas dimensões e caixas costumam colocar estantes de picking. A principal vantagem é sua flexibilidade e versatilidade, ou seja, as localizações podem ser adaptadas sem problemas às dimensões da mercadoria.

No entanto, a melhor  opção para um gerenciamento muito mais ágil e eficiente para esse tipo de produto é instalar um armazém automático de caixas. Trata-se de estantes projetadas especificamente para depositar caixas e que utilizam um transelevador miniload que deposita e extrai automaticamente os produtos de suas localizações.

Em um mesmo armazém, estantes para paletes e um armazém automático de caixas (caixas na cor azul)
Em um mesmo armazém, estantes para paletes e um armazém automático de caixas (caixas na cor azul)

Critérios para escolher um sistema de armazenagem

O melhor sistema de armazenagem é aquele que responde às necessidades e fatores condicionantes de cada instalação da forma mais rentável possível. No momento de escolher um, é necessário considerar inúmeros fatores, tais como a capacidade de armazenamento esperada, o número de referências e de paletes para cada uma delas, o espaço disponível, os equipamentos de movimentação ou o orçamento disponível.

A Mecalux é uma das empresas líderes na fabricação de sistemas de armazenagem. Empresas de todos os setores gerenciam seus produtos em nossas estantes. Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a projetar o melhor armazém para suas operações logísticas.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: