O m-commerce é a tendência de mercado que agrupa a comercialização de produtos através de dispositivos móveis

O m-commerce (mobile commerce) e seu impacto na logística

14 set 2023

O m-commerce, sigla de mobile commerce, comércio móvel em português, é o tipo de comércio eletrônico que utiliza dispositivos móveis, como smartphones ou tablets para transações de compra e venda de produtos ou serviços, seja através de um app específico ou do navegador do próprio dispositivo.

A popularidade dos smartphones e a estratégia omnichannel impulsionou o papel dos dispositivos móveis nas compras pela internet. Os telefones celulares são onipresentes e utilizados cada vez mais para fazer qualquer tipo de gestão. Portanto, já não é suficiente ter uma loja online. As empresas que desejem manter-se competitivas devem oferecer uma experiência de compra adequada e projetada para smartphones, portanto, a logística deve estar à altura.

O que é o m-commerce?

Uma definição de m-commerce é qualquer atividade comercial, compra ou venda, realizada através de dispositivos móveis, ou seja, o mobile commerce engloba as atividades e transações de compra através de dispositivos móveis e redes sem fios. O mobile commerce pode ocorrer entre empresas (m-commerce B2B), empresas e clientes finais (m-commerce B2C) ou entre consumidores finais (m-commerce C2C).

O m-commerce envolve qualquer compra realizada através de um dispositivo móvel
O m-commerce envolve qualquer compra realizada através de um dispositivo móvel

Os principais canais de venda m-commerce são: sites com um design otimizado para celulares (e que podem funcionar em plataformas como Prestashop, Shopify…), marketplaces e sites de terceiros que já estão perfeitamente integrados ao ecossistema móvel (eBay, Amazon…) e aplicativos web para celular próprios das lojas.

As campanhas de marketing de m-commerce, por sua vez, estão destinadas a usuários que compram pelo telefone celular e são lançadas através desse canal. Por exemplo, através de mensagens de SMS ou publicidade segmentada que será visualizada apenas quando o usuário se conectar a um dispositivo móvel.

A popularidade dos smartphones em todos os segmentos da população e a consolidação do 5G abrem a porta para uma maior presença do comércio móvel entre as vendas e-commerce. Um estudo da Insider Intelligence aponta que em 2024 dois de cada três norte-americanos utilizarão um dispositivo móvel para fazer pedidos online.

M-commerce vs e-commerce

A principal diferença entre o mobile commerce e o e-commerce é o dispositivo a partir do qual é realizado o processo de compra online: no m-commerce a venda ocorre através do celular ou tablet, o que, por exemplo, facilita a geolocalização dos usuários.

O uso de um dispositivo móvel também permite ações de comunicação mais diretas com o cliente final, tais como notificações push na forma de alertas ou dicas de produtos baseando-se no histórico de busca de cada cliente.

A preparação de pedidos é uma operação essencial na logística mobile commerce
A preparação de pedidos é uma operação essencial na logística mobile commerce

O m-commerce fomentou outra tendência de mercado: atualmente os clientes exigem uma experiência omnichannel que lhes permita adquirir os produtos a partir de um smartphone, mas que possam retirá-los em uma loja física. Esses novos padrões comerciais dificultam as operações logísticas, porque se multiplicam os destinos de envio (última milha até o cliente final e meia milha para centros micro-fulfillment ou dark stores).

Desafios logísticos do m-commerce e como solucioná-los

A utilização de celulares e tablets como dispositivos de compra aumenta as oportunidades, e as dificuldades, do gerenciamento logístico. Os desafios logísticos do mobile commerce estão estreitamente relacionados com o crescimento do comércio eletrônico:

  • Otimizar os prazos de entrega.
  • Organizar eficientemente o processo de expedição.
  • Melhorar os erros na preparação de pedidos.
  • Integrar os pontos de venda online com o estoque existente na loja.

O gerenciamento manual da mercadoria deixou de ser suficiente para articular a logística das empresas com transações m-commerce. Implementar um software que automatize o controle do estoque e organize o funcionamento de um ou mais armazéns da empresa, ambiente multiarmazém, entre muitas outras funcionalidades, se tornou uma necessidade.

 

Um software de gerenciamento de armazém (WMS) como o Easy WMS oferece um módulo específico para lidar com os desafios do mobile commerce: Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration. Trata-se de um programa que sincroniza o catálogo digital nos diferentes pontos de venda online apps, plataformas e-commerce ou marketplaces, com o estoque físico do armazém. Essa funcionalidade avançada evita que os usuários façam pedidos de produtos que estejam fora de estoque. Dessa vantagem se beneficia, por exemplo, o e-commerce Global Freaks, que atualiza automaticamente o estoque de seu site no PrestaShop, assim como na Amazon ou eBay ao considerar os estoques reais do armazém.

Exemplos de m-commerce: soluções logísticas para o armazém

A Mecalux equipou inúmeros armazéns para empresas com estratégias de comércio online móvel. Um exemplo disso é a solução integral que foi implementada no novo armazém da loja de moda Espace des Marques em La Boissière-des-Landes (França).

A instalação logística combina estantes com passarelas e transportadores para caixas com o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS da Mecalux e o módulo Software para gestão da expedição logística: “Desde que inauguramos esses dois armazéns, dobramos nossa atividade no site”, afirma Vincent Beaufreton, responsável pelo desenvolvimento da empresa.

Outro projeto de sucesso é o layout e implementação, realizado pela Mecalux, de vários armazéns para uma das firmas líderes na comercialização de produtos esportivos, a Decathlon. A empresa inaugurou três centros logísticos nas localidades italianas de Brandizzo, Basiano e Castel San Pietro Terme, que garantem um serviço logístico eficiente em um ambiente de venda m-commerce.

Além dessas novas instalações, é preciso adicionar as que a Mecalux já implementou para a Decathlon em países como a Polônia, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos ou Brasil. Precisamente as novas instalações localizadas em Barueri (São Paulo) facilitam a expansão da Decathlon tanto na venda física no País quanto no comércio online: “O novo centro de distribuição consolidou a expansão da Decathlon no Brasil, inaugurando mais pontos de venda em todo o país e aumentando o número de pedidos online. Com as soluções de armazenagem da Mecalux conseguimos aumentar a produtividade graças à redução no número de movimentos que os operadores realizam no armazém”, indica Thiago do Nascimento, diretor de Logística da Decathlon Brasil.

M-commerce: a entrada da estratégia omnichannel no novo armazém

O comércio móvel é mais um passo na revolução causada pela consolidação do comércio eletrônico no armazém tradicional. Atualmente, para ser competitivo não basta apenas ter um site, é necessário garantir que a experiência de compra a partir do dispositivo móvel seja adequada e que seu posterior gerenciamento logístico seja satisfatório.

Os clientes exigem rastreabilidade do envio e prazos de entrega curtos em inúmeros destinos. Para enfrentar essas complexidades, é necessário digitalizar a organização da instalação com um programa logístico, tal como um software de gerenciamento de armazém. A Mecalux otimizou as operações de mais de 1.000 instalações em 36 países com seu Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS. Caso estiver interessado em maximizar a produtividade de seu armazém, não hesite em entrar em contato conosco. Um consultor especializado irá assessorá-lo para encontrar a melhor solução para seu negócio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: