O software de inventário permite que todas as informações relacionadas à logística estejam disponíveis em um único programa

Software de inventário, a ferramenta que mantém o estoque sob controle

23 jul 2021

Ter um software para inventário que permita gerenciar eficientemente o estoque pode fazer a diferença entre conseguir uma venda ou recorrer à concorrência.

Algumas empresas ainda registram manualmente seus ativos com lápis e papel, enquanto outras controlam o estoque com Excel. Esses dois métodos, além de serem pouco confiáveis devido às possíveis falhas humanas, também são mais custosos. Por quê? Exigem muito tempo e recursos que poderiam ser destinados a outras atividades.

Neste artigo explicamos o que é um software de inventário, quais são seus benefícios e, principalmente, como é seu funcionamento utilizando, para exemplificar, o sistema Easy WMS da Mecalux.

O que é um software de inventário

Um software de inventário é um programa informático criado para ajudar e facilitar o gerenciamento do inventário de uma empresa. Como consegui-lo? Contabilizando os bens tangíveis que uma empresa utiliza para fabricar ou satisfazer a demanda de seus clientes. Para tal, o programa considera as entradas e saídas dos produtos nas diferentes instalações, pontos de venda, armazéns, etc. 

Portanto, através do software para inventário é possível fazer um gerenciamento eficiente do inventário em tempo real para otimizar o status dos diferentes tipos de estoque, manter uma atualização constante dos estoques sempre sabendo os pedidos que devem ser preparados a cada momento.

Benefícios de gerenciar o inventário com um software

A implementação de um software de inventário em uma empresa proporciona, especificamente, os seguintes benefícios logísticos: 

  • Controle do estoque. Saber com precisão o estoque do armazém (os produtos que existem e as quantidades) evita fazer compras desnecessárias e torna possível ter um estoque de segurança para evitar quebras de estoque
  • Aumento das vendas. O software de inventário permite reduzir o risco de não atender determinados pedidos, traduzindo-se no curto e médio prazo em um aumento das vendas.
  • Satisfação e fidelização de clientes. Um gerenciamento eficiente do inventário é indispensável para respeitar os prazos de entrega e garantir a satisfação do cliente. 
  • Otimização do tempo. Por que destinar tempo ao gerenciamento do inventário quando pode ser automatizado? Dessa forma, é possível redirecionar os recursos a atividades mais produtivas e necessárias. 
  • Redução de custos. Estabelecer estoques mínimos e máximos ajuda a reduzir custos logísticos. Um software de inventário também permite diminuir volumes de estoque e, consequentemente, economizar em custos de armazenagem.
  • Escalabilidade do negócio. O gerenciamento do inventário se complica conforme o tamanho e a atividade de uma empresa crescem. Com um software de inventário é mais fácil se adaptar às mudanças na demanda, assim como planejar uma estratégia futura. 

Tudo isso contribui para um melhor planejamento logístico, aumentando a produtividade e reduzindo erros que ajudarão que nossos clientes fiquem plenamente satisfeitos. 

Como funciona um software de inventário?

O funcionamento de um software de inventário pode variar de um programa para outro, mas, em geral, existe uma série de passos a seguir. Para explicá-los, selecionamos o Easy WMS, um software desenvolvido pela Mecalux para ilustrar como esses sistemas são utilizados.

Entrada dos artigos

Baseando-se em dados de um software como o Easy WMS, é necessário registrar, em primeiro lugar, todas as informações relacionadas aos artigos com os quais a empresa trabalha: descrição, unidade de medida, atributos, imagem, peso, etc. É importante saber diferenciar entre artigo e estoque. O artigo é uma lista geral de características do produto (tamanho, peso, particularidades, etc.), enquanto o estoque são as unidades fisicamente presentes no armazém, loja ou fábrica.

As informações dos artigos são registradas no banco de dados do software de inventário
As informações dos artigos são registradas no banco de dados do software de inventário

Gerar a etiqueta do artigo

Com todas as informações incluídas no banco de dados, o Easy WMS gera uma etiqueta para cada artigo. Por padrão, a etiqueta é composta, no mínimo, por um código de artigo. Opcionalmente, pode incorporar também uma breve descrição. As etiquetas de artigos podem ser impressas tanto a partir de um computador quanto a partir dos terminais de radiofrequência, sendo posteriormente aderida ao estoque existente.

A etiqueta de cada artigo é aderida ao estoque existente no armazém
A etiqueta de cada artigo é aderida ao estoque existente no armazém

Entrada do estoque

Todo o estoque com o qual trabalha o armazém deve ser registrado no sistema. Além dos atributos logísticos e do status de cada um deles, um software de inventário como o Easy WMS permite executar uma grande variedade de ações relacionadas ao estoque armazenado, entre as quais se destacam:

  • Registro e cancelamento de estoque: é muito fácil criar ou excluir estoque quando se detecta uma discrepância. 
  • Consulta de estoque: todas as informações do estoque existente atualmente no armazém podem ser consultadas. 
  • Ajuste de estoque: é possível retificar qualquer dado relacionado ao estoque. 
  • Mudança de localização ou de contêiner: a localização do estoque pode ser modificada. 
  • Impressão de etiquetas: ação que gera a etiqueta do artigo ao qual pertence o estoque.
Qualquer mudança no inventário deve ser registrada no software
Qualquer mudança no inventário deve ser registrada no software

Recebimento de estoque

Cada vez que a mercadoria for recebida no armazém deve ser registrada a respectiva entrada das quantidades recebidas para manter um inventário permanente. Essas são as diferentes funções que podem ser executadas: 

  • Recebimento do fornecedor. É o processo padrão que se aplica a qualquer tipo de entrada de mercadorias.
  • Recebimentos de contêineres completos. Diz respeito à mercadoria que chega ao armazém em paletes de uma única referência. Seu processo é mais ágil porque o WMS registra o estoque por blocos.
  • Recebimentos de mercadoria multirreferência. Gerencia as entradas de paletes que contêm várias referências, de modo que cada SKU é registrado separadamente.
  • Recebimentos pré-avisados. Conhecidos como ASN (Advanced Shipping Notice), o sistema sabe com antecedência a mercadoria que chegará ao ter sido previamente notificado pelo ERP. 
  • Recebimento cego. A partir de um terminal de radiofrequência, se abre uma ordem de entrada de estoque sem planejamento antecipado no sistema. 

Depois de ter recebido com rigor a mercadoria, o software de armazém estabelece os próximos passos a seguir, indicando ao operador (ou a uma máquina, no caso de armazéns automatizados) onde deve ser localizado.

Gerenciamento de contêineres

Um contêiner é uma caixa ou um palete identificado por um código e, normalmente, etiquetado. O Easy WMS oferece informações úteis para o inventário do armazém no que se refere a contêineres. Destaca-se por sua utilidade para a função de realocar, que é utilizada caso se queira mudar a localização física de um contêiner. Existem duas opções:

  • Automática: o sistema busca uma localização para realocar o contêiner no armazém, aplicando as estratégias de localização.
  • Para um corredor: o sistema busca uma localização para realocar o contêiner no corredor de nossa seleção, aplicando as estratégias de localização.
  • Para uma localização: o sistema realoca o contêiner em uma localização específica. Só serão consideradas válidas as localizações em que o contêiner caiba fisicamente (por tipo, altura, peso, etc.).

Gerenciamento de localizações

O Easy WMS oferece uma visibilidade total das localizações do armazém e de seus principais atributos, assim como a possibilidade de realizar tarefas administrativas relacionadas às localizações do armazém. A partir de todos os dados registrados no sistema, o Easy WMS classifica o produto e aplica regras de localização predeterminadas pelo responsável do armazém. Posteriormente, o software elabora uma estratégia de localização correta e sem erros que busca um slotting eficiente. 

Contagem

O Easy WMS é capaz de monitorar automaticamente a entrada e saída de produtos no armazém. Da mesma forma, é recomendável fazer a contagem a cada certo tempo para garantir que não existe discrepâncias no sistema (por descuidos, furtos, etc.). Um software de inventário como o Easy WMS permite: 

  • Organizar contagens não planejadas. A contagem dos contêineres (paletes, caixas…) ou de artigos específicos pode ser feita a qualquer momento.
  • Contagem por localização. Consiste em definir as áreas do armazém onde deve ser feita a contagem (para inventários rotativos, por exemplo).
  • Determinar regras de prioridade. Por exemplo, nível de rotatividade, custo unitário, data de validade, número de lote, etc. O objetivo é começar o inventário pelos produtos mais relevantes para a empresa.
  • Integrar qualquer tipo de dispositivo de digitalização. Fácil integração com terminais de radiofrequência ou sistemas de picking por voz, entre outros.

Portanto, o inventário fica associado ao registro de vendas e, cada vez que um produto é vendido, o sistema se encarrega de baixa-lo do estoque registrando o valor da venda. Dessa forma, se mantém um registro contínuo de cada artigo do inventário, permitindo comprovar a mercadoria que está disponível e os produtos que estão a ponto de se esgotar. Todos esses dados podem se converter em informações úteis com o módulo Supply Chain Business Intelligence do Easy WMS, encarregado de segmentar e estruturar a grande quantidade de dados gerados diariamente em um armazém.

Conexão com outros armazéns e lojas

É possível conectar os inventários de diferentes armazéns e lojas físicas da empresa para gerenciar todo o inventário da empresa de forma centralizada. Para tal, a Mecalux dispõe do módulo Store Fulfillment, responsável por integrar o WMS do armazém com os terminais dos pontos de venda. Através desse software, é possível sincronizar as tarefas do armazém e das lojas, o que permite melhorar o picking, a reposição e a transferência de mercadoria entre lojas (os produtos são enviados automaticamente para a loja permitindo manter um certo nível de estoque).

O módulo Store Fulfillment sincroniza o inventário do armazém com o das lojas físicas
O módulo Store Fulfillment sincroniza o inventário do armazém com o das lojas físicas

 

O software de inventário, ferramenta essencial para garantir a competitividade da empresa

Ter um software de inventário garante a eficiência logística, pois permite oferecer um bom serviço convertendo-se em um investimento de longo prazo que proporciona importantes benefícios. Com a ajuda de um software desse tipo, qualquer empresa controlará os recursos disponíveis em seus armazéns, saberá a localização exata de cada artigo, supervisionará as entradas e saídas dos produtos e poderá se antecipar para repor a mercadoria antes de que se esgote.

O sistema de gerenciamento Easy WMS foi pensado para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu setor e tamanho. Se acredita que chegou a hora de melhorar o gerenciamento do inventário ou deseja obter mais informações sobre as soluções de software da Mecalux, entre em contato conosco. Teremos prazer em ajudá-lo a gerenciar seu inventário com eficiência e a potencializar seu negócio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: