Unitization takes place in a warehouse's goods receipt and dispatch processes

Unitização: segurança da mercadoria

12 fev 2021

A unitização da carga é uma das prioridades no momento da chegada da mercadoria ao armazém, pois garante a sua integridade e facilita a gestão do produto em todas as operações. Vamos ver quais são as estratégias mais comuns para empilhar mercadorias e como a unitização simplifica o trabalho dos funcionários do armazém.

Unitização de cargas: definição

Vamos começar definindo o que é esse processo. A unitização da carga consiste em ordenar e agrupar as mercadorias com os seguintes objetivos:

  • Preservar a integridade dos produtos durante todas as fases que este produto passe no armazém.
  • Facilitar e agilizar as transferências de mercadorias. Obviamente, não é o mesmo para um operador mover uma caixa após a outra individualmente do que mover muitas delas ao mesmo tempo.

Para que a unitização seja correta e atenda a esses dois objetivos, a empresa deve decidir com antecedência qual unidade de carga utilizará para cada uma de suas referências e quais diretrizes seguirá no agrupamento das mercadorias. 

Os dois modos mais frequentes de unitização são empilhamento da mercadoria em paletes e contentores. Vamos ver suas peculiaridades:

Paletização

A paletização é o principal método de unitização. Seu objetivo é reunir os menores produtos (principalmente caixas) e colocá-los em um palete. Embora os mais utilizados sejam de madeira, os paletes também podem ser de plástico ou metal. No mercado brasileiro predomina o uso de paletes PBR e suas dimensões (1.2000 x 1.000 mm) são padronizadas pela norma ISO 445.

Os paletes começaram a ser usados ​​durante a Primeira Guerra Mundial para abastecer o exército com alimentos e munições de forma rápida e eficaz. Atualmente, se tornaram a unidade de carga mais difundida porque favorecem uma movimentação segura da mercadoria e pela agilidade que proporcionam no carregamento e na descarga.

A mercadoria que é depositada na superfície (caixas, sacolas, bobinas ou peças unitárias) pode coincidir com as medidas do palete, ser menor ou se maior. Em qualquer caso, a prioridade é empilhar de forma adequada os produtos para garantir a estabilidade do conjunto.

Os paletes são uma plataforma na qual os produtos são agrupados em caixas, sacos ou peças unitárias
Os paletes são uma plataforma na qual os produtos são agrupados em caixas, sacos ou peças unitárias

Conteinerização

Outro processo de unitização é a conteinerização, em que um contentor é utilizado como unidade de armazenamento e transporte de mercadorias. É um contentor onde as caixas ou peças unitárias são inseridas e alojadas em seu interior.

É considerada uma unidade de carga mais segura do que o palete, pois o contentor é enchido na origem e esvaziado apenas no destino.

Dependendo do tipo de produto administrado, os contentores podem ser de diferentes características e materiais (metálico, plástico, madeira ou uma combinação de madeira e metal), embora suas dimensões e particularidades devam obedecer à norma ISO 830.

Normalmente as medidas são idênticas aos paletes PBR, pelo que podem ser manuseados com o mesmo equipamento de movimentação e localizados nos mesmos sistemas de armazenagem.

A conteinerização consiste em depositar os produtos dentro de contentor
A conteinerização consiste em depositar os produtos dentro de contentor

Vantagens da unitização de carga

A unitização é especialmente benéfica para todas as operações da cadeia logística. Estas são algumas de suas vantagens:

  • Fácil manuseio da mercadoria: sem paletes ou contentores, o manuseio dos produtos seria mais tedioso (caixa a caixa) e demorado, causando atrasos nas entregas aos clientes.
  • Gerenciamento ágil de mercadorias: as tarefas de armazenagem, como carga e descarga de caminhões, são realizadas rapidamente, o que leva a custos mais baixos.
  • Identificação dos produtos: os artigos são classificados em paletes e contentores, para que sua localização seja mais rápida.
  • Aproveitamento do espaço: tanto no armazém como nos caminhões de transporte: habilitar um local individual para cada caixa causaria uma perda drástica de capacidade de armazenagem.
  • Segurança e estabilidade: a mercadoria fica perfeitamente estabilizada em paletes e contentores para evitar impactos e possíveis danos durante o transporte. Diferentes equipamentos de manuseio movem esses itens com segurança.

Não há dúvida de que o processo de unitização vai além do agrupamento de mercadorias, pois sua eficácia ajuda a agilizar todos os processos logísticos e alcançar maior produtividade na cadeia de suprimentos.

Automatizar a unitização

A unitização é uma operação muito repetitiva e, consequentemente, facilmente automatizável com o auxílio de braços mecânicos. Esses robôs podem colocar as caixas nos paletes com total precisão e sem interrupção. Estas ferramentas destacam-se pela versatilidade, sendo capazes de manusear caixas de diferentes tamanhos e particularidades.

Em qualquer processo automático em que estejam envolvidos robôs, é imprescindível a presença de um software de controle, o qual, obviamente, está integrado ao sistema de gerenciamento de armazém (WMS).

Um braço mecânico realiza a unitização da carga de forma automática em um palete
Um braço mecânico realiza a unitização da carga de forma automática em um palete

A grande maioria dos itens recebidos no armazém já chega paletizada, portanto a unitização já foi realizada (na planta de produção ou pelos fornecedores).

No entanto, cada vez que uma mercadoria é recebida, o WMS compara as características dos itens com as estratégias de localização integradas. Às vezes, a mercadoria deve ser reorganizada e colocada em outros paletes ou contentores para ser depositada no local correto.

A paletização também é essencial para a expedição de mercadorias. Na prática, a unitização é como a preparação de pedidos, na medida em que consiste na coleta de diversos itens que são colocados em uma unidade de carga e, por fim, enviados aos clientes.

Processo inicial em logística

A unitização é um dos eixos transversais da logística. Agrupar a mercadoria e mantê-la bem acondicionada e em bom estado favorece seu manuseio e transferência, o que resulta em maior agilidade e melhor atendimento aos clientes. Paletes e contêineres se tornaram as unidades de carga mais comuns devido à sua resistência e fácil manuseio.

Nos armazéns, os sistemas de armazenagem devem ser projetados especificamente para abrigar a unidade de carga utilizada, sejam paletes ou contêineres. Na Mecalux, dispomos de estantes metálicas industriais para guardar todo o tipo de produtos paletizados, caixas ou contentores. Não hesite em contactar a Mecalux para que possamos informá-lo sobre as soluções mais avançadas que podemos encontrar para o seu negócio.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: