O armazenamento automático aumenta a eficiência das empresas

Armazenamento automático: tipos e características

23 jun 2021

O armazenamento automático permite que as empresas disponham de uma logística robotizada graças à instalação de equipamentos de movimentação, tais como transelevadores, transportadores ou o Sistema Monotrilho Elétrico (EMS).

Em um contexto onde a logística 4.0 exige uma maior rapidez em todas as operações logísticas, assim como uma redução dos erros a fim de reduzir custos, os armazéns automáticos se converteram na solução mais eficaz para se manter competitivos.

Neste artigo analisaremos os diferentes tipos de sistemas de automatização que existem no mercado tanto para caixas quanto paletes, veremos suas vantagens e explicaremos como escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades.

Armazenamento automático com acesso direto ou compacto?

O armazenamento automático, ao contrário do manual, se caracteriza por utilizar a robotização para executar as diferentes operações logísticas: armazenamento, expedição, transporte, etc.

Existem diferentes tipos de armazéns automatizados (para caixas e paletes) e cada um deles pode ser classificado em duas categorias, ou seja, se as estantes oferecem acesso direto (profundidade simples) ou se são compactas (de dupla ou mais profundidade).

O armazenamento automático com acesso direto proporciona uma acessibilidade total à mercadoria, agilizando assim as tarefas de armazenamento e preparação de pedidos. Por outro lado, o armazenamento automático compacto se caracteriza por acomodar um maior número de produtos ao otimizar o espaço do armazém.

Sistema de armazenamento automático com Pallet Shuttle
Sistema de armazenamento automático com Pallet Shuttle

Como escolher entre um sistema com acesso direto ou um compacto? Devemos considerar uma série de fatores, tais como: número de referências com as quais trabalhamos, quantidade de unidades de cada uma delas, o espaço disponível, os fluxos de rotatividade e de movimento necessário, etc.

Armazenamento automático: tipos de sistemas

Em função da unidade de carga com a qual se trabalhe e do tipo de estante, podemos diferenciar os seguintes tipos de armazenamento automático.

Para paletes:

  • Armazenamento automático para paletes com transelevadores. Provavelmente seja o sistema mais utilizado do armazém automático para paletes. Pode ser implementado com estantes convencionais de profundidade simples e dupla e com estantes dinâmicas. Para tal, se instala um transelevador para paletes em cada corredor que se encarrega de depositar e extrair os paletes de suas localizações. O mercado oferece diferentes tipos de transelevadores, com tamanhos e funcionalidades muito variadas.
  • Armazém com Pallet Shuttle automático. O sistema Pallet Shuttle, em sua versão completamente automatizada, utiliza um carro autônomo que é introduzido nos canais de armazenamento e posiciona cada um dos paletes na localização mais profunda das estantes compactas. Com esse sistema se obtém uma maior capacidade de armazenamento conseguindo, ao mesmo tempo, uma maior agilidade. Existem duas formas de levar o Pallet Shuttle até a estante: com transelevadores ou através lançadeiras. A escolha do equipamento de movimentação dependerá do número de movimentos de entrada e saída, do número de referências e da quantidade de paletes por referência ou lote.

O armazém automático da Cistér utiliza o sistema Pallet Shuttle em sua modalidade com lançadeiras

Para caixas:

  • Armazém automático para caixas com miniload. O tipo de armazém automático para caixas mais comum é composto por estantes projetadas especificamente para colocar caixas e, por cada corredor de armazenamento, é colocado um transelevador miniload que deposita e extrai os produtos de suas localizações de modo automático. A parte frontal do armazém incorpora postos de picking que recebem a mercadoria na cabeceira do armazém, cumprindo o critério “produto ao homem”.
  • Armazenamento automático de caixas com Sistema Shuttle. É uma solução que utiliza um sistema de lançadeiras em vez do transelevador miniload do caso anterior. Tal como na configuração com miniload, o Sistema Shuttle também é complementado com uma ou várias estações de picking onde os operadores recebem e gerenciam as caixas.

É importante ressaltar que todos esses sistemas podem conviver perfeitamente em um mesmo armazém. Além disso, os sistemas de armazenamento automáticos podem integrar uma grande variedade de elementos robotizados, tais como: transportadores, elevadores, lançadeiras, Sistema Monotrilho Elétrico (EMS), etc.

Armazenamento automático para caixas com miniload
Armazenamento automático para caixas com miniload

Vantagens do armazenamento automático

Ter um armazém automático traz benefícios logísticos, como:

  • Alta produtividade. Os equipamentos de movimentação podem trabalhar 24/7, possibilitando assim fluxos contínuos e ininterruptos de entrada e saída de mercadoria do armazém.
  • Segurança dos operadores e da mercadoria. A armazenamento automático evita que os operadores tenham que dedicar seu tempo a tarefas laboriosas e pouco ergonômicas. O manuseio robotizado da mercadoria também permite que esta se mantenha em perfeito estado, livre de golpes e acidentes.
  • Controle do estoque. O sistema de gerenciamento de armazém (WMS), responsável por identificar e controlar o estoque em tempo real para ter um inventário permanente, vem integrado em qualquer armazém automático. Dessa forma, o gerenciamento do estoque é absoluto, assim como a rastreabilidade dos produtos.
  • Redução de custos. A robotização permite que os operadores se dediquem a tarefas de maior valor. Os custos de manutenção, por sua vez, também se reduzem, pois os equipamentos de movimentação sofrem menos desgaste.
  • Rentabilidade do espaço. O espaço de armazenamento é muito mais produtivo com um armazenamento automático. Em um mínimo espaço é possível obter uma maior capacidade de armazenamento e um alto desempenho em comparação com os sistemas tradicionais.

Em suma, os sistemas de armazenamento automáticos são a melhor solução para depositar, preparar e expedir os produtos de forma rápida, segura e sem erros.

Armazenamento automático para ser competitivos

A automatização é indispensável para obter uma cadeia de suprimentos competitiva. Portanto, como escolher o sistema de armazenamento automático que melhor se adapte à minha logística?

Transelevadores e estantes dinâmicas no armazenamento automático da Laboratorios Maverick
Transelevadores e estantes dinâmicas no armazenamento automático da Laboratorios Maverick

Cada sistema de armazenamento automático oferece uma série de recursos e funcionalidades dependendo da unidade de carga, da quantidade de referências, do volume de entradas e saídas, etc. Diante de tantas variáveis, o mais conveniente é consultar um especialista para receber assessoramento. Um especialista analisará cuidadosamente as características de sua empresa para encontrar a melhor solução de automatização.

A Mecalux tem mais de 50 anos de experiência fabricando sistemas de armazenamento e automatizando empresas de todos os setores. Entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo a encontrar o sistema de armazenamento automático que melhor se adapte à sua logística.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: