As plataformas logísticas multiníveis são projetadas para maximizar o espaço de armazenagem em ambientes urbanos

Plataformas logísticas multinível: a solução para a escassez de espaço?

09 nov 2020

Um novo modelo de construção de armazém está surgindo, as plataformas logísticas multinível. Seu principal objetivo é aliviar e otimizar a situação dos armazéns urbanos e centros de consolidação, que estão sobrecarregados com a demanda por envios em 24 horas e até no mesmo dia por parte dos clientes do e-commerce, pois são uma opção estratégica para atender aos exigentes prazos de entrega. Esse fator está limitando o espaço de armazenagem disponível perto de grandes cidades.

Em nosso artigo, analisamos as vantagens e desvantagens desse tipo de plataforma logística como forma de aproveitar os centros urbanos de armazenagem. Além disso, abordamos outras estratégias que também buscam maximizar o espaço de armazenagem em altura.

O que é uma plataforma de logística multinível? Como funciona?

As plataformas logísticas são áreas delimitadas nas quais se desenvolvem diferentes atividades relacionadas com o transporte e distribuição de mercadorias em âmbito nacional e internacional. Os usuários costumam contar com serviços comuns como, por exemplo, armazéns gerais, serviços de contratação de cargas ou empresas de apoio (oficinas, restaurantes, agências, consultorias, etc.), entre outros.

As plataformas logísticas multinível são uma evolução do conceito anterior, pois neste caso são instalações de armazenamento construídas em vários andares. Cada planta funciona como um almoxarifado independente, pois possui docas de carga próprios que são acessados ​​por caminhões ou veículos de entrega por meio de rampas montadas para tal. Por isso, em cada nível um cliente diferente pode operar sem interferência entre eles.

São instalações logísticas muito inovadoras, normalmente projetadas sob demanda. Estão localizados próximos a importantes centros urbanos onde faltam galpões logísticos que permitem cumprir prazos de entrega muito curtos. Alguns exemplos deste tipo de armazém multinível são o que a Amazon tem em Seattle, o da Ikea em Paris ou a plataforma multinível que está sendo construída em Barcelona para o operador logístico DSV.

A razão dos armazéns multinível: a distribuição urbana de mercadorias hoje

O mercado imobiliário logístico é um dos setores mais dinâmicos ao nível da compra, venda e aluguel de armazéns. Só na Espanha, o investimento em armazéns logísticos atingiu um volume de 1,6 bilhões de euros em 2019, o segundo melhor valor desde 2013, segundo dados da imobiliária CBRE.

A expansão da logística do e-commerce sustenta esta alta demanda por armazéns nos principais polos logísticos do país. Além disso, os armazéns logísticos que abastecem as lojas online requerem mais espaço do que os das lojas convencionais, devido à intensa gestão das devoluções que suportam e ao necessário acesso direto às mercadorias para cumprir os prazos de entrega.

Na verdade, nos Estados Unidos essa tendência já se consolidou. A disponibilidade deste tipo de armazéns pequenos e urbanos (até 36.500 m²) diminuiu 4% nos últimos cinco anos, de acordo com a CBRE. Como consequência, os preços aumentaram 30% entre 2014 e 2019. Somado a isso, a construção de novos armazéns é muito limitada (cresceram apenas 1% desde 1990) devido à maior rentabilidade oferecida por outros usos urbanos, como comércios e residências.

Nesta situação, não é surpreendente que algumas empresas líderes estejam empenhadas em construir plataformas logísticas multinível como uma alternativa viável à falta de armazéns convencionais.

As plataformas de logística multinível possuem docas de carregamento independentes para cada andar

As plataformas de logística multinível possuem docas de carregamento independentes para cada andar

Vantagens das plataformas logísticas multiníveis

As plataformas de logística multinível apresentam algumas vantagens claras nestes contextos:

  • Os armazéns multinível permitem melhorar a utilização do espaço de armazenagem em áreas densamente povoadas. São posições estratégicas para enfrentar o transporte de última milha com solvência e também conter os custos a ele associados.
  • O fato de existirem docas de carga e descarga disponíveis em cada planta garante maior fluidez nas entradas e saídas de estoque de cada armazém.
  • Diferentes empresas podem ocupar o mesmo local, visto que cada nível deste tipo de armazém funciona de forma independente. No caso da logística 3PL, a vantagem é que cada armazém pode se especializar em uma classe de mercadoria ou cliente, mantendo a mesma agilidade nas operações.
  • As plataformas logísticas multiníveis são uma solução inovadora e emergente, pelo que o layout e a execução dos projetos são desenvolvidas utilizando as mais recentes tecnologias de construção. Isso garante melhor desempenho em termos de eficiência energética e maior durabilidade no funcionamento da instalação.

Desvantagens de armazéns multiníveis

No entanto, as plataformas logísticas multiníveis também enfrentam algumas dificuldades que representam inconvenientes para a sua implementação massiva:

  • Na Europa, há falta de oferta de plataformas logísticas multinível já construídas. A maioria dos projetos são armazéns “chave na mão” que o próprio cliente projeta para ele.
  • A burocracia pode ser um entrave ao rápido desenvolvimento de projetos. É necessário criar normas padronizadas e específicas para a construção de armazéns multinível (por exemplo, ao nível da proteção contra incêndios ou da segurança das suas fundações). Além disso, do ponto de vista do planejamento urbano, as entidades locais devem avaliar se a área onde se instalam é capaz de absorver um maior volume de tráfego.
  • A construção de plataformas logísticas multinível geralmente envolve mais custos do que um armazém convencional. A estrutura deve ser reforçada para suportar com segurança a carga dos diversos armazéns e nas rampas o tráfego intenso de veículos pesados. O acesso para veículos leves de entrega é garantido nos andares superiores, mas a passagem frequente de caminhões de 32 metros pode representar um desafio.

Altura, essencial para o projeto do armazém

Atualmente, o crescimento em altura é uma das estratégias mais utilizadas para ganho de capacidade de armazenagem quando existem limitações para expandir a área de armazém. A solução ideal dependerá sempre das características do estoque armazenado, do número de referências e do fluxo de mercadorias que ocorrer no armazém. Em qualquer caso, as duas opções mais comuns são:

A instalação de mezaninos ou mezaninos em armazéns convencionais

A instalação de mezaninos é baseada no mesmo princípio das plataformas logísticas multinível, mas é aplicada dentro da mesma instalação. A principal diferença é que, no caso dos mezaninos, estamos falando de um único armazém dividido em níveis. Portanto, as docas de carga e descarga são únicas e a altura afeta o tempo dedicado ao picking (demorará mais tempo para mover os produtos dos andares mais altos para a área de consolidação ou expedição, por exemplo).

Mezaninos são instalados especialmente para lidar com estoques que têm uma grande variedade de referências para as quais é necessário acesso direto.

A construção de armazéns autoportantes

A estrutura de um armazém autoportante é baseada nas próprias estantes. Geralmente, são sistemas de armazenagem compactos combinados com transelevadores automáticos e até mesmo Pallet Shuttle. Essa união permite projetar armazéns que atingem mais de 40 metros de altura com a garantia de que a movimentação das cargas será ágil e segura.

Mesmo automatizando os processos no armazém, é possível obter a vantagem extra que a altura oferece, uma vez que os transelevadores são capazes de operar com estantes mais altas do que os equipamentos de movimentação manual.

O armazém autoportante da Delaviuda tem 42 metros de altura

O armazém autoportante da Delaviuda tem 42 metros de altura

As plataformas multiníveis são o futuro da logística urbana?

A saturação do espaço urbano para uso industrial fez com que as plataformas logísticas multinível se tornassem mais uma opção para instalação de armazéns e centros de consolidação dedicados ao e-commerce. No entanto, é uma alternativa que ainda não se popularizou.

A principal razão é que o planejamento de um armazém multinível é complexo e depende de múltiplos fatores: deve levar em consideração aspectos não só relacionados à logística interna da empresa, mas também tem um impacto significativo no âmbito urbano.

Em qualquer caso, se detectar falta de espaço no seu armazém, podemos analisar a sua instalação atual e propor uma solução de armazenagem em altura que se adapte à sua situação. Entre em contato conosco e um dos nossos especialistas o aconselhará detalhadamente.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: