Solução integral para armazém o e-commerce de Global Freaks

A Mecalux forneceu uma solução abrangente que consiste em prateleiras para separação e o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS com três módulos complementares que adicionam funcionalidades específicas para resolver as necessidades de um armazém de e-commerce.

Transcrição vídeo

A era da digitalização deu origem ao crescimento e à consolidação do e-commerce, transformando por completo a cadeia de suprimentos das empresas.

A Global Freaks é um e-commerce com sede na Igualada, Barcelona, especializado em figuras colecionáveis de mangá e anime, como Dragon Ball, One Piece y Naruto, entre outros.

 

Daniel Vizcarra (Gerente de Global Freaks)
Sou Daniel Vizcarra, gerente da Global Freaks desde 2016. Num primeiro momento, tínhamos um armazém de 60 metros quadrados com quatro estantes, pouco produto, uma mesa, um computador e pouco mais. Fazíamos o gerenciamento de uns 10 / 20 pedidos por dia como máximo e fomos aumentando de armazém e equipe. Atualmente, temos uma instalação de 2.000 metros quadrados e um total de 10 colaboradores. Entre 2018 e 2019 vivemos um crescimento acima das nossas expectativas e começamos a ter muitos problemas de falta de estoque, falhas nos pedidos, aumento das referências… Naquela época tudo se fazia de forma manual, não tínhamos nenhuma ferramenta informática que nos ajudasse. Então recorremos à Mecalux. Fizemos uma procura de vários fornecedores de software, mas nenhum resolvia as nossas necessidades. Precisávamos de algo mais personalizado. A Mecalux concordou em fazer uma integração dos 3 marketplaces onde trabalhávamos nesse momento, que são a Amazon, Ebay e a nossa própria página web com a Prestashop.

A Mecalux forneceu uma solução integral formada por estantes para picking, armários para e-commerce e o Sistema de Gerenciamento de Armazém Easy WMS./p>

O sistema Easy WMS instalado no armazém de Global Freaks inclui três módulos:

  • O Marketplaces centraliza as 3 plataformas e-commerce
  • O WMS para e-commerce tem em conta os pedidos de um único artigo, (single-unit) e de vários artigos (multi-unit).
  • e o Software para gestão da expedição logística, que se ocupa da embalagem, etiquetagem e expedição dos pedidos.

A conexão que estabelece o módulo Marketplaces permite sincronizar o estoque do armazém com as plataformas e-commerce em um mesmo painel, proporcionando informação detalhada e atualizada sobre o estoque disponível e os pedidos que foram solicitados pelos clientes.

O módulo WMS para e-commerce reduz o tempo de preparação dos pedidos e facilita o trabalho dos operadores.

 

Daniel Vizcarra (Gerente de Global Freaks)
Desde que temos o Easy WMS, o nosso dia a dia é muito mais prático. Cada manhã recebemos os pedidos que temos que preparar, que podem ser single-unit ou multi-unit. Os pedidos são transferidos diretamente ao terminal de rádio-frequência dos operadores. Cada operador pega um carro e um terminal, seleciona o pedido que vai reparar e começa o picking. Há dois tipos de pedidos. Os single-unit, como são pedidos com um único artigo, é embalado diretamente. O operador verifica o código de barras do carro e do artigo e a seguir embala o produto. Enquanto se gera a etiqueta de expedição, o operador fecha a embalagem e leva-o para a doca de expedição. Para os multi-unit, uma vez terminado o picking, os operadores extraem os artigos dos carros e agrupam-nos por pedidos. Os operadores leem os códigos de barras do carro e dos artigos para que o sistema indique o pedido. Uma vez terminado este processo, pode-se começar a embalar os artigos.

 

O Software para gestão da expedição logística simplifica e agiliza os processos de embalagem e etiquetagem dos pedidos, cumprindo as normas e os requerimentos das agências de transporte com as que trabalha a Global Freaks.

A expedição dos pedidos é a última operação que tem lugar dentro do armazém da Global Freaks e, como tal, deve ser devidamente organizada e planificada.

 

Daniel Vizcarra (Gerente de Global Freaks)
Os resultados têm sido ótimos, com o mesmo quadro podemos gerenciar o dobro de pedidos que antes. Agilizamos o picking porque antes preparávamos um pedido atrás do outro e agora preparamos muitos de uma vez e por agrupamento. O Easy WMS de Mecalux raramente se engana. As únicas falhas que se produzem são porque introduzimos mal o ID, o código EAN ou a quantidade do produto. Os erros formam sendo reduzidos praticamente a zero, e nesse aspeto ganhamos muito. Entre as vantagens do Easy WMS, destaco a quantidade de pedidos processados ao dia e a prática eliminação de quebra de estoque e de erros na hora de preparar os pedidos.