Tradeinn: exemplo de crescimento e sucesso no e-commerce

Como ter sucesso no comércio ‘online’ com a ajuda das soluções da Mecalux

Transcrição vídeo

A Tradeinn é um e-commerce de referência internacional na venda de material esportivo. Com sede em Celrà, Girona, a Tradeinn iniciou sua atividade em 1997, tendo atualmente 13 lojas especializadas online. Ano após ano a empresa foi crescendo e se consolidando até alcançar resultados notáveis:

  • 13 lojas especializadas online
  • Mais de 1.000.000 de referências à venda
  • Vendas em 220 países
  • 1.000.000 de clientes
  • 2.000 pedidos diários em média

Desde o início a Tradeinn confiou na Mecalux como fornecedora de soluções globais para e-commerce.

DAVID MARTÍN - CEO Tradeinn
"A Mecalux tem sido um parceiro essencial para nosso crescimento durante as diferentes etapas que fomos atravessando nestes últimos 6 anos, quando as vendas se multiplicaram por 40, pois nos ajudou tanto no fornecimento das estantes de cada um dos armazéns pelos quais passamos quanto no software de radiofrequência, o Easy. A verdade é que o Easy nos ajudou muito na gestão de mais de um milhão de produtos que temos no catálogo, assim como nos permitiu reduzir os custos de preparação de um pacote que é algo muito importante no caso de um e-commerce.

O armazém tem 7.000 metros quadrados equipados com estantes de picking que se adaptam a todos os tipos de medidas, desde esquis até roupas de neoprene, estando preparadas para futuras ampliações.

A gestão do armazém com o software Easy WMS permite que a Tradeinn controle eficientemente seu crescente volume de dados e de estoque.

RAMÓN ÁLVAREZ - CLO (Chief Logistic Officer)
"A implementação do Easy Mecalux na TradeInn significa "integridade", ou seja, podemos saber a todo o momento o que temos, onde temos e como devemos prepará-lo. Este ano conseguimos fazer em um único mês todo o volume do ano de 2011. Percebemos que tínhamos que integrar um software de gestão de armazém no momento em que nos mudamos, porque com a gestão tradicional seria impossível.

El objetivo de Tradeinn es que cuando un usuario le da al botón de “Finalizar pedido” se inicie un proceso que terminará cuando éste reciba el producto correcto en su domicilio, en el tiempo previsto.

As fases mais importantes desse processo são a gestão do estoque e a preparação de pedidos. Isto envolve diferentes ações controladas pelo Easy WMS, tais como:

Recebimento do material e registro no mestre de artigos… Otimização dos movimentos realizados pelos operários… Inventário permanente em tempo real… e cross-docking.

RAMÓN ÁLVAREZ - CLO (Chief Logistic Officer)
"Um dos desenvolvimentos realizados, e que constituiu um grande sucesso, foi o cross-docking, que nos permite receber e fazer a expedição de material sem passar pelas estantes, minimizando custos, tempo e gestão.

Com uma média de 2.000 pedidos diários, a velocidade e a precisão na preparação de pedidos é o processo mais importante. A Tradeinn define sua atividade como "uma fábrica de preparação de pacotes".

RAMÓN ÁLVAREZ - CLO (Chief Logistic Officer)
"Todo o crescimento que a empresa está tendo pode ser perfeitamente absorvido, já que o software suporta, administra e não surge nenhum problema. Em termos de recebimento tivemos um crescimento de 80% em relação ao ano passado e, no que se refere à expedição o aumento foi 70%. A integridade do estoque no último inventário foi de 99,98%. O Easy controla tudo, todos esses parâmetros, e nos ajuda a fazer tudo dentro do prazo correto."

Para poder fazer uma preparação massiva de produtos, a Tradeinn reconfigurou a operação do serviço de encomendas fazendo a distribuição em mesas. Para aumentar ainda mais a produtividade, o Easy WMS permite trabalhar com pedidos por remessas: atualmente podem ser lançados 600 pedidos simultaneamente.

As funcionalidades do Easy WMS também possibilitam a gestão de lojas físicas, independentemente de terem estoque próprio ou não, como é o caso do ponto de vendas que a Tradeinn tem perto de seu centro logístico, que é tratado como se também fosse um cliente.

DAVID MARTÍN - CEO Tradeinn
"Escolhemos a Mecalux como parceiro pelas referências que a empresa tem no mercado. Começamos a trabalhar pouco a pouco com a parte das estantes, quando surgiu a necessidade de usar um software analisamos várias opções, mas a do Easy foi a que mais nos agradou. E como tínhamos boas referências e já tínhamos trabalhado com a Mecalux, optamos por eles."

A aposta nas soluções de armazenagem e no software de gestão Easy MWS da Mecalux proporcionou à Tradeinn a flexibilidade e versatilidade com a capacidade de resposta necessária para se adaptar à incessante inovação vivida no setor do e-commerce, convertendo-se em uma empresa de referência, em constante evolução e crescimento.