O Takt Time calcula o tempo que deve ser destinado à fabricação de um produto para satisfazer a demanda

Takt Time: produzir ao ritmo estabelecido pelo cliente

12 jul 2021

O Takt Time é um conceito utilizado em produção que se refere ao ritmo de fabricação que deve ser mantido para atender a demanda dos clientes. Essa estratégia de produção é especialmente útil quando temos um tempo de produção limitado e há uma demanda constante por parte dos clientes.

Neste artigo explicamos o que é exatamente o Takt Time, como calculá-lo e os benefícios que essa medida proporciona, tanto na logística quanto na cadeia de suprimentos.

Takt Time: definição

O termo takt provém do alemão e significa velocidade, ritmo ou compasso. Quando nos referimos ao conceito Takt Time estamos falando do ritmo que o processo de produção deve seguir para satisfazer a demanda do cliente. É um conceito normalmente associado a metodologias do tipo Lean Logistics, Lean Manufacturing ou just-in-time.

Portanto, definimos o Takt Time como o tempo médio entre o momento que se começa a fabricar uma unidade de produto e a seguinte. Esse tempo deverá ser ajustado de acordo com o nível de pedidos que a empresa tiver a cada momento.

O Takt Time deve ser calculado previamente em função de nossa capacidade produtiva e das previsões de demanda. Para que se entenda de um modo simples, por exemplo, se uma padaria recebe a cada minuto um cliente que compra uma baguete de pão, isso significa que o Takt Time da padaria deveria ser inferior a um minuto. Ou seja, deve produzir uma baguete de pão a cada 60 segundos, ou menos, para assim atender a demanda.

Diferença entre Takt Time e lead time

É importante não cometer um erro comum: confundir o Takt Time com o lead time, uma vez que têm diferentes finalidades.

Por um lado, o lead time – o tempo do ciclo, de entrega ou de fornecimento – refere-se ao tempo total necessário desde que a ordem de pedido é gerada até ser entregue ao cliente (ou recebida do fornecedor), incluindo nesse período todas as atividades logísticas envolvidas. O lead time pode ser medido com cronômetro.

Por outro, o Takt Time diz respeito à etapa de produção, ou seja, representa o tempo máximo em que deve ser elaborado um produto para satisfazer a demanda. Ao contrário do lead time, é um tempo estimado, teórico, que serve como indicador para determinar se estamos fabricando acima ou abaixo do esperado.

Calcular o Takt Time: exemplo

O Takt Time é calculado dividindo o tempo disponível pelo número de unidades que foram solicitadas pelo cliente.

Takt Time = Tempo disponível / Demanda do cliente

Por exemplo, uma empresa recebeu um pedido de 1.500 unidades de xícaras que devem ser produzidas em um período de 24 horas. Como calculamos o Takt Time? Considerando que a empresa produz ininterruptamente, 24 horas por dia, ou seja, 86.400 segundos, calculamos:

86.400 segundos / 1.500 unidades = 57,6 segundos/unidade

O Takt Time nos indica que, para cumprir a demanda do cliente, a velocidade de produção deve ser equivalente a uma xícara a cada 57,6 segundos. A partir desse tempo, a empresa estabelece um ritmo de produção igual ou inferior. Caso o volume de pedidos flutue, o Takt Time do produto deve ser ajustado para sincronizar a produção com a demanda. Dessa forma, se evita um excesso de estoque devido à superprodução (ou uma ruptura de estoque por não conseguir atender a demanda).

Para calcular o Takt Time se divide o tempo disponível pelas unidades necessárias
Para calcular o Takt Time se divide o tempo disponível pelas unidades necessárias

Como o Takt Time influencia a logística?

Logística e produção são duas etapas da cadeia de suprimentos que estão diretamente ligadas. Por conseguinte, um bom uso do Takt Time repercute positivamente na logística de uma empresa.

O Takt Time favorece um gerenciamento eficiente do estoque destinado às linhas de produção permitindo manter os níveis de produtividade estipulados e sem quebras de estoque. Dito de outra forma, com um ritmo de fabricação definido é muito mais fácil ter uma logística de aprovisionamento eficiente, que se encarregue de executar as seguintes operações: aquisição da mercadoria, armazenamento e gerenciamento do inventário.

Além disso, ao utilizar um Takt Time, adotamos implicitamente uma estratégia just-in-time ou no momento certo, o que permite reduzir drasticamente os custos de armazenagem. Em vez de produzir acima das necessidades ou de armazenar mais matéria-prima do que a necessária, se fabrica de acordo com a demanda. Em que se traduz isso? Em que se limita os custos logísticos, pois necessitamos do espaço exato de armazenamento, o estoque não fica obsoleto, dispomos do pessoal necessário a cada momento, etc.

Para gerenciar toda a logística relacionada à fabricação, é recomendável instalar um sistema de gerenciamento de armazém. O Easy WMS da Mecalux oferece o módulo WMS para ambiente produtivo, que garante um aprovisionamento ininterrupto de matéria-prima às linhas de produção. Entre todas as suas funções, esse módulo se destaca por gerenciar a lista de materiais (BOM) e por gerar uma lista completa de matérias-primas, peças e ferramentas necessárias para fabricar um determinado produto.

O módulo WMS para ambiente produtivo do Easy WMS gerencia todas as operações relacionadas à produção
O módulo WMS para ambiente produtivo do Easy WMS gerencia todas as operações relacionadas à produção

Benefícios do Takt Time

O Takt Time e o just-in-time são dos conceitos inter-relacionados. Por isso, as vantagens proporcionadas por utilizar um Takt Time são equivalentes às de adotar uma estratégia just-in-time:

  • Eliminar a superprodução. Uma vez calculado o Takt Time, o ritmo de produção é determinado pelo volume da demanda. Dessa forma, evitamos produzir acima das necessidades.
  • Redução dos custos. Um excesso de estoque acarreta um importante aumento de custos em armazenamento, o que obriga as empresas a reduzir preços ou descartar produtos para assim diminuir os níveis de inventário. Ao produzir baseando-se em um Takt Time não é necessário recorrer a essas práticas, sendo possível manter as margens de lucro e reduzir os custos de armazenagem.
  • Otimização dos recursos. Se nosso ritmo de trabalho estiver abaixo do exigido, teremos que investir mais recursos para atingir a produção necessária. O Takt Time ajuda a definir os turnos de trabalho, calcular a periodicidade do aprovisionamento ou ajustar a fabricação à capacidade produtiva de uma máquina.
  • Redução dos erros. Produzir de forma rápida e imprevista aumenta o risco de cometer erros. No entanto, quando o ritmo de trabalho é mais constante, a porcentagem de erros diminui drasticamente.

Em suma, a principal vantagem do Takt Time é o aumento notável da eficiência em todas as operações relacionadas à cadeia de produção.

O cliente define os tempos

Para que uma empresa fabricante possa satisfazer sua demanda, deve produzir ao ritmo estabelecido pelo seu Takt Time, ou seja, o indicado pelo cliente. Além de oferecer um melhor serviço e reduzir os custos das operações, o Takt Time repercute positivamente na logística de qualquer fabricante, fato essencial caso se queira obter uma cadeia de suprimentos eficiente.

A cadeia de suprimentos perfeita é aquela em que todos os departamentos que participam dela trabalham de forma sincronizada. Se acredita que chegou a hora de dar impulso à sua cadeia de suprimentos e precisa melhorar tanto os sistemas de armazenagem quanto de gerenciamento de seu armazém dedicado à produção, não hesite e entre em contato com a Mecalux. Temos uma vasta experiência melhorando a logística dos processos produtivos.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: