Transit point da Leroy Merlin em Guadalajara com produtos de bricolagem e jardinagem

Transit point: solução para transportar a mercadoria ainda mais longe

26 Maio 2021

O transit point é um tipo de instalação logística onde a mercadoria é depositada de forma temporária, tendo sido acondicionada unicamente para o recebimento e expedição rápida de produtos. Esse tipo de instalação costuma ser utilizado para levar as mercadorias a uma maior distância. Normalmente, quando o transporte entre origem e destino exige mais de um dia.

Neste artigo definimos o que é um transit point, as suas características e benefícios, assim como explicamos seu layout baseando-se em alguns exemplos reais.

O que é um transit point

Para entender o que é exatamente um transit point e suas características, precisamos primeiro definir armazém: instalação ou recinto que serve para depositar ou guardar artigos, produtos ou mercadorias para sua posterior venda, uso ou distribuição. 

Nesse sentido, o transit point opera como uma instalação de transbordo que foi preparada para dar suporte a uma rede de distribuição principal. O que isso significa? Significa que a mercadoria é armazenada de forma provisória até ser requisitada pela próxima etapa do processo logístico, tal como embalar ou fazer a entrega final ao cliente. Os transit points costumam estar localizados de forma estratégica entre o centro de distribuição principal e um armazém regional ou o cliente final. 

Funções e benefícios de um transit point

A principal função de um transit point é depositar temporariamente a mercadoria (denominada estoque em trânsito) à espera de ser expedida para outros armazéns da empresa ou pontos de venda aos quais dá suporte. 

Um de seus benefícios mais relevantes é que costumam ser instalações muito econômicas. Ao contrário dos armazéns tradicionais, no transit point se armazena unicamente mercadoria, não se realiza nenhuma outra operação relativa ao produto. Por isso, às vezes a mercadoria nem sequer chega a ser depositada em uma estante. Portanto, ao ter uma rotatividade tão elevada de paletes, estes são deixados diretamente no solo do armazém para efetuar as operações de recebimento e expedição

Outro aspecto relacionado aos custos é que as transportadoras não fazem longos deslocamentos pelo armazém, o que reduz o impacto econômico do serviço.

Os transit points possuem uma área de docas que agiliza a carga e descarga de mercadoria

Os transit points possuem uma área de docas que agiliza a carga e descarga de mercadoria

Características dos transit points

O elevado índice de mercadoria em trânsito é uma das características que mais se destacam nesse tipo de armazém, pois o estoque não permanece no armazém durante muito tempo. Isso significa que se dá prioridade à agilidade e fluidez dos movimentos de carga e descarga de mercadoria em detrimento da capacidade de armazenamento. Por isso, é necessário que os transit points estejam adaptados e acondicionados para que todo o processo seja desenvolvido de forma rápida e constante.

Outra característica que os torna especiais é a localização do armazém. Costumam ser usados quando a distância entre o centro logístico de origem e o destino supera um dia em trânsito. É por isso que estão situados em áreas geográficas estratégicas, perfeitamente interligadas e sempre entre o armazém principal e um armazém regional ou o cliente final.

Layout de um transit point

O requisito indispensável no momento de projetar um transit point refere-se à agilidade e fluidez de movimentos da mercadoria. Os transit points são centros onde muito raramente se faz picking e cujo ritmo de recebimento e expedição da mercadoria é muito elevado. 

Para que o layout do armazém favoreça essas duas características próprias de qualquer armazém, devemos primeiro definir a área das docas de carga. Esta deve ser projetada e distribuída cuidadosamente para que alcance a máxima eficiência evitando assim pontos de estrangulamento. Também é importante ter uma área livre de estantes exatamente em frente às docas, conhecida como pátio do armazém, um espaço destinado a depositar temporariamente a mercadoria no solo à espera de ser transportada para outro lugar. 

No que se refere à escolha do sistema de armazenagem, exige uma solução com acesso direto à mercadoria e suficientemente versátil para poder armazenar inúmeras referências de diferentes formas, tamanhos e pesos. O sistema de armazenagem por excelência é a estante convencional para paletes. Apresenta a robustez necessária, é econômica e confere muita agilidade à carga e descarga de mercadoria. Além disso, oferece a possibilidade de instalar estantes de profundidade dupla para maximizar o armazenamento de paletes de uma mesma referência.

As estantes compactas drive-in são um sistema muito utilizado nos transit points com poucas referências

As estantes compactas drive-in são um sistema muito utilizado nos transit points com poucas referências

Caso se trabalhe unicamente com muitas unidades de uma mesma referência, o mais comum é instalar estantes compactas drive-in. Além de otimizar a superfície de armazenamento, também permitem armazenar unidades de carga com diferentes formatos e pesos. Nessa mesma linha, encontramos o sistema Pallet Shuttle cuja extração e armazenamento de paletes são executados através de um carro motorizado, por isso a agilidade nos movimentos é ainda mais elevada. 

No que se refere ao software, é recomendável implementar um sistema de gerenciamento de armazém que comprove que a mercadoria recebida coincide com a prevista, que gerencie as localizações e sequencie as expedições em função da rota de transporte. Além disso, para muitas empresas também é interessante ter um sistema de gerenciamento que sincronize em tempo real o inventário de seu armazém central com os demais armazéns e/ou lojas físicas. Essa funcionalidade está disponível, por exemplo, no módulo Store Fulfillment do WMS Easy WMS da Mecalux.

Exemplos de transit point

Na Mecalux somos especialistas em layout e execução de qualquer tipo de armazém, entre os quais, os transit points: 

  • Leroy Merlin: a multinacional francesa recentemente reformulou sua estratégia empresarial e abriu novas lojas urbanas no centro de algumas capitais, ao mesmo tempo que potencializou a venda online de seus produtos. Para tal e visando armazenar toda a mercadoria que produz em sua fábrica localizada na França, a Leroy Merlin construiu dois armazéns para depositar produtos antes de serem entregues a clientes finais e lojas urbanas. A Mecalux forneceu estantes convencionais com capacidade para 21.636 paletes. Também disponibilizou uma ampla área de recebimento e expedição em ambos os armazéns. 
  • Maheso: este importante fabricante de pratos prontos e pré-cozidos, presente em quinze países europeus, possui uma câmara de congelamento que funciona como transit point para armazenar toda a produção proveniente de sua fábrica. Para depositar a mercadoria à temperatura de congelamento, a Mecalux instalou um bloco de estantes compactas que utiliza o sistema Pallet Shuttle para otimizar a superfície, agilizar o fluxo de movimentos da mercadoria e economizar no consumo de energia para gerar frio

Os transit points dessas duas empresas estão localizados perto de grandes cidades, reduzindo assim o tempo utilizado na última milha.

Transit point da Maheso em Sevilha com uma câmara de congelamento utilizada pelo sistema Pallet Shuttle semiautomático

Transit point da Maheso em Sevilha com uma câmara de congelamento utilizada pelo sistema Pallet Shuttle semiautomático

Armazéns para chegar ainda mais longe

O transporte e a logística evoluem a um ritmo vertiginoso buscando adaptar-se às novas tendências de consumo, especialmente originadas do auge do e-commerce. O desafio da logística 4.0 consiste em reduzir ao mínimo o prazo de entrega, além de minimizar os custos operacionais. 

Ter transit points pode ser a solução que sua cadeia de suprimentos necessita para ser mais eficiente e reduzir as despesas relacionadas ao transporte e à distribuição da mercadoria. A Mecalux tem uma vasta experiência projetando e instalando a solução de armazenagem que melhor se adapta a cada necessidade. Por isso, se tiver alguma dúvida ou estiver interessado em alguma de nossas soluções, entre em contato conosco e um de nossos especialistas irá assessorá-lo.