Experimentar um software de gestão de armazém grátis é um bom ponto de partida para descobrir suas vantagens

Prove grátis o software de gerenciamento de armazém da Mecalux

07 out 2019

Instalar um Sistema de Gerenciamento de Armazém é uma tarefa difícil. Exige disciplina e compromisso por parte da empresa e de todas as equipes que operam nas instalações, assim como significa um investimento extra no orçamento dedicado à logística. Além de pesquisar e perguntar aos fornecedores de WMS, uma opção interessante é experimentá-lo graças a uma licença gratuita de software de gerenciamento de armazém.

Um dos principais fatores no momento de escolher um Sistema de Gerenciamento de Armazém é a facilidade de uso e integração com os demais programas que organizam as tarefas logísticas da empresa. É muito conveniente comprovar essa integração com uma modalidade gratuita de WMS.

O software de gerenciamento de armazém gratuito da Mecalux

Você pode experimentar um software de gerenciamento de armazém de forma gratuita. Esse WMS compartilha as funcionalidades básicas de manuseio de armazém com seu irmão mais velho, o Easy WMS da Mecalux.

No entanto, o software foi pensado para instalações convencionais que não contem com sistemas automáticos e cuja operação compreenda processos simples e padronizados.

O software permite operar no máximo com 10 licenças (cada trabalhador precisa de uma). Para instalações de maior complexidade, a solução é o sistema Easy WMS, muito mais potente em funcionalidades, integrações e possibilidades de personalização.

- Configuração da demo gratuita

O assistente de configuração desse WMS gratuito guia o usuário na inicialização. Nessa primeira fase se necessita:

  • Criar uma representação digital do armazém arrastando os ícones que representam as áreas do armazém, estantes (seleciona o tipo de estante industrial, a altura e as colunas), docas (de entrada e saída) e pulmões de armazenamento (de entrada, saída, ou ambos).
  • Definir os parâmetros do movimento de estoque: por exemplo, se são manuseados estoques soltos ou costumam formar um contêiner (tanto palete, caixa, quanto o que for utilizado), se este é diferente em produtos e quantidades ou se são gerenciados contêineres idênticos.
  • Incluir as características do tipo de contêiner que se manuseia (eurocaixas, paletes de diferentes medidas, entre outros), assim como seu código, suas dimensões, o peso do contêiner e a carga máxima permitida que pode suportar.
  • Indicar o formato de etiquetagem utilizada tanto para os produtos em particular quanto para os contêineres.
  • Configurar os terminais de radiofrequência para que se sincronizem com esse Sistema de Gerenciamento de Armazém gratuito.
  • Estabelecer regras de localizações que trazem os percursos mais habituais para fazer a reposição de estoque. Cada estante é identificada com um número de ordem e sentido. Além disso, comunica ao WMS gratuito as diretrizes para otimizar a gestão de localizações do estoque a entrar, tais como: se segue o método FIFO, se vai diretamente para picking, se prioriza o aproveitamento de localizações de acordo com a rotatividade, entre outras.
  • Estabelecer regras de picking: consta a rota que o operador segue para fazer picking. Como no caso anterior, se designa a ordem preferida: FEFO, FIFO, picking eficiente e uma grande variedade de combinações.
Os terminais de radiofrequência se comunicam com o software de gestão de armazém gratis
Os terminais de radiofrequência se comunicam com o software de gestão de armazém gratis

- Áreas de trabalho desse software de gerenciamento de armazém

Uma vez estabelecida a configuração inicial do armazém, com o software é possível organizar as operações vinculadas a:

  • Recebimentos: inclui todas as tarefas destinadas a identificar e registrar no armazém o estoque proveniente dos fornecedores. As funcionalidades abrangem todos os tipos de recebimento (simples, em contêineres, consolidada) e a gestão das devoluções ou logística inversa.
  • Gestão de estoque, reposição e movimentos: constam as operações de reabastecimento e gestão de localizações, assim como os movimentos de picking (manuais, semiautomáticos, automáticos) e as consolidações de mercadoria para seu posterior armazenamento.
  • Expedição de mercadorias: engloba as diferentes formas de gerenciar a saída de produtos do armazém. O sistema também conta com funcionalidades para ordenar a carga dos caminhões e consolidar envios.
  • Contagem de inventário: o software de gerenciamento de armazém gratuito também oferece um tópico dedicado à fazer a contagem do inventário no armazém guiado (automático) ou não guiado (manual).

Download gratuito do software de gerenciamento de armazém da Mecalux

O software de gerenciamento de armazém gratuito é um magnífico ponto de partida para aqueles que estejam avaliando os prós e contras de gerenciar seu armazém com o auxílio de um WMS

Graças à licença gratuita, você poderá instalar e experimentar sem compromisso nosso software. Entre em contato conosco e consiga sua demonstração grátis e caso precise de ajuda para sua implementação estamos à sua disposição.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: