Um armazém eficiente é uma instalação na qual todas as operações são otimizadas

25 dicas para ter um armazém eficiente

19 set 2023

Um armazém eficiente é uma instalação que permite reduzir os custos de manuseio da mercadoria, aumentar a produtividade e oferecer a máxima qualidade no serviço aos clientes.

Considerando a importância de um armazém para a atividade de qualquer empresa, elaboramos esta lista de dicas para conseguir um armazém eficiente e, consequentemente, uma organização adequada das operações e dos recursos disponíveis.

1. Otimizar o ‘layout’ do armazém

Otimizar o layout do armazém é uma forma de maximizar o espaço e de facilitar as operações realizadas na instalação logística. Um armazém eficiente deve estar equipado com sistemas de armazenagem que aumentam a produtividade e tiram o máximo proveito da superfície disponível. Os armazéns podem ser equipados com soluções manuais (os operadores introduzem e extraem a mercadoria de suas localizações) ou automáticas (os equipamentos de movimentação gerenciam a mercadoria com autonomia).

2. Sinalizar o armazém

A sinalização do armazém é uma medida de prevenção destinada a minimizar riscos para os profissionais logísticos. Nos armazéns eficientes são utilizadas cores, pictogramas, painéis luminosos e sinais acústicos que ajudam os operadores a identificar áreas de acesso restrito ou áreas de circulação de empilhadeiras. A prioridade da sinalização é zelar pela segurança dos operadores e da mercadoria, com ganho de eficiência. Em um armazém adequadamente sinalizado, os movimentos e as ações dos operadores foram delimitados para evitar possíveis acidentes e obter a máxima produtividade em cada operação.

3. Etiquetar os produtos

A codificação da mercadoria é um processo fundamental para atingir a eficiência em um armazém. Os produtos devem estar devidamente etiquetados com um código de barras, códigos QR ou etiquetas RFID para simplificar sua identificação e posterior localização. Codificar os produtos permite que a empresa verifique com rapidez as características de cada artigo, tais como sua referência, data de chegada ao armazém, embalagem, ingredientes ou periculosidade. A correta codificação da mercadoria permite fazer um monitoramento mais rigoroso da rastreabilidade dos produtos e, consequentemente, agilizar as operações no armazém.

4. Classificar o estoque de acordo com sua rotatividade (método ABC)

Uma boa organização da mercadoria repercute favoravelmente nas diferentes operações que ocorrem no armazém. A classificação da mercadoria de acordo com o método ABC permite distribuir os produtos considerando a relevância para a empresa, seu valor e rotatividade. Trata-se de uma organização da mercadoria de acordo com a regra 80/20, que indica que 20% dos artigos gera 80% dos movimentos no armazém. Por exemplo, de acordo com o método ABC os produtos vendidos em maior quantidade costumam estar situados perto das docas para dinamizar sua entrada e saída.

5. Definir o critério para preparar pedidos

Em um armazém eficiente é fundamental implementar um método que favoreça a preparação do maior número de pedidos possível. Isso dependerá da quantidade de pedidos diários, das dimensões e características dos artigos e do tamanho do armazém. Quais são os métodos de preparação de pedidos mais comuns? O método “homem ao produto” implica que os operadores percorrem o armazém até as localizações para coletar os produtos que compõem cada pedido; e o método “produto ao homem” (também conhecido como goods-to-person) elimina o deslocamento dos operadores e, como resultado, proporciona um excelente desempenho.

Método “producto a hombre” en un almacén automático eficiente
Método “produto ao homem” em um armazém automático eficiente

6. Fazer ‘cross-docking’ quando for possível

Um armazém pode conseguir uma maior eficiência suprimindo operações desnecessárias. Uma forma de consegui-lo é com o cross-docking, uma técnica em que a mercadoria chega ao armazém e é expedida de forma quase imediata. Portanto, o armazenamento é muito curto ou pode inclusive ser totalmente excluído.

7. Digitalizar o gerenciamento do armazém

A digitalização do armazém é o primeiro passo para aumentar a eficiência logística. Uma ferramenta essencial é o software de gerenciamento de armazém (por exemplo, o Easy WMS da Mecalux). Esse programa exerce de cérebro da instalação, coordenando todos os processos e guiando os operadores em cada uma das tarefas atribuídas. A implementação desse software suprime o risco de erros na movimentação de estoque, na extração e localização de produtos, assim como na preparação de pedidos. Também acelera as operações, uma vez que reduz as distâncias percorridas e automatiza as decisões. Além disso, o sistema consegue aumentar a capacidade real do armazém graças ao gerenciamento inteligente do espaço.

8. Planejar o estoque

O estoque é o principal ativo de qualquer empresa, por isso, é fundamental fazer um correto gerenciamento do estoque. A quebra de estoque, causada pela falta de previsão, faz com que os pedidos sejam entregues aos clientes com atraso. Por outro lado, pode ocorrer excesso de estoque, ou seja, haver excesso de mercadoria no armazém, o que aumenta os custos e o risco de deterioração dos artigos. Como planejar o estoque em um armazém eficiente? Com a ajuda da tecnologia. Por exemplo, um software de gerenciamento de armazém pode fazer um monitoramento preciso dos produtos e organizar as tarefas de aprovisionamento em função das necessidades da empresa e do número de pedidos que deve ser completado.

9. Controlar o estoque em tempo real

Controlar o estoque em tempo real é primordial para as empresas que gerenciam um vasto leque de referências ou têm diferentes instalações logísticas e pontos de venda. A implementação de um software de estoque, tal como o Sistema de Gerenciamento de Armazém, permite controlar de forma permanente o estoque: cada movimento feito por um produto ─ desde seu recebimento até sua expedição ─ fica registrado no software graças ao uso de terminais de radiofrequência. Dessa forma, o responsável logístico tem uma visibilidade total do estoque, obtendo uma rastreabilidade completa da mercadoria e evitando perdas de estoque.

10. Reduzir os deslocamentos no armazém

Em um armazém eficiente os deslocamentos de operadores e produtos são reduzidos ao mínimo. Por exemplo, a instalação pode ser dividida em áreas de trabalho e destinar cada uma delas a um número específico de operadores. Dessa forma, cada operador trabalha na área atribuída sem necessidade de percorrer todo o armazém para localizar os produtos. Um software de gerenciamento permite traçar as rotas mais adequadas de picking e de movimentação do estoque.

Siguiendo las instrucciones del software de gestión, los operarios recorren las mínimas distancias por el almacén para preparar pedidos
Seguindo as instruções do software de gerenciamento, os operadores percorrem as distâncias mais curtas pelo armazém para preparar pedidos

11. Simplificar a expedição

A expedição da mercadoria é uma fase fundamental para garantir o bom serviço logístico. Planejar os envios, classificar os pedidos e gerar a documentação necessária com antecedência são processos que devem ser otimizados para ter um armazém eficiente. A implementação de um programa específico para essa fase (tal como o Software para gestão da expedição logística da Mecalux) facilita um processo de expedição ágil e eficiente. Esse tipo de programa é integrado ao software das principais agências de transporte para gerar as etiquetas para as transportadoras e as notas de entrega para cada ordem de saída sem erros.

12. Introduzir sistemas de assistência ao picking

A preparação de pedidos é um dos processos mais exigentes de um armazém. Para aumentar a produtividade dessa operação, existem dispositivos de ajuda que guiam os operadores o tempo todo, além de reduzir o risco de erros. Como? Os dispositivos pick-to-light ou voice-picking se conectam ao software de gerenciamento para transmitir instruções ao operador ─ por exemplo, os artigos e a quantidade que deve ser extraída de cada localização ─ e os auxilia para completar o maior número de pedidos no menor tempo possível.

13. Organizar as localizações do armazém

Distribuir a mercadoria no armazém é um processo complexo que pode gerar excesso de custos quando o gerenciamento for manual. Uma organização manual da mercadoria pode gerar uma perda de espaço real e aumentar a complexidade dos percursos dos operadores. Em armazéns com um grande número de referências, um software de gerenciamento organiza as localizações do armazém com uma maior eficiência. Por exemplo, o Easy WMS da Mecalux conta com um software de slotting que analisa a demanda e rotatividade dos produtos com o objetivo de atribuir automaticamente a localização adequada para cada referência.

14. Sincronizar o estoque do armazém com lojas online e físicas

A estratégia omnichannel aumentou a complexidade da logística, uma vez que fez com que as empresas sincronizassem o estoque em seus inúmeros pontos de venda (tanto online quanto lojas físicas). Qualquer desajuste entre o estoque que houver no armazém e o que aparece no site ou marketplace pode atrasar a entrega de um pedido. Para enfrentar os desafios da estratégia omnichannel, as empresas utilizam soluções digitais. Por exemplo, os programas Marketplaces & Ecommerce Platforms Integration e Store Fulfillment da Mecalux sincronizam o estoque do armazém com o catálogo de artigos nas lojas online e nas lojas físicas. Dessa forma, é possível otimizar o aprovisionamento de estoque entre o armazém central e as diferentes lojas físicas.

15. Aumentar a capacidade do armazém

Para aumentar a eficiência é fundamental aproveitar ao máximo a capacidade de armazenamento. Existem inúmeras soluções que permitem adicionar espaço de armazenamento sem necessidade de adquirir mais solo: no caso de armazéns de picking, podem ser instaladas plataformas, que multiplicam os níveis da instalação, ou estantes dinâmicas de picking, que aumentam a profundidade e simplificam a preparação de pedidos. Também existem soluções que aumentam a capacidade em armazéns de paletes como as estantes móveis, as estantes drive-in e o sistema Pallet Shuttle.

Estanterías compactas que aprovechan la superficie disponible para proporcionar la máxima capacidad de almacenaje
Estantes compactas que aproveitam a superfície disponível para proporcionar uma capacidade de armazenamento máxima

16. Compactar a mercadoria sem perder agilidade

Dentre os sistemas de armazenamento compacto, o Pallet Shuttle é o que fornece uma maior agilidade para gerenciar a mercadoria. Trata-se de uma solução que aproveita ao máximo o espaço de armazenamento compactando os paletes. O sistema possui um carro motorizado que introduz e extrai a mercadoria de suas localizações. Como resultado, o Pallet Shuttle reduz o tempo de carga e descarga de paletes nas estantes.

17. Automatizar a introdução e extração da mercadoria

Os sistemas automáticos compactam o espaço de armazenamento, enquanto aumentam a velocidade na movimentação de estoque. Soluções como os transelevadores para paletes ou os miniloads para caixas garantem ciclos combinados de introdução e extração de mercadoria que agilizam o abastecimento de produtos para as estações de picking. Essas soluções também operam de forma ininterrupta, conseguindo o máximo desempenho.

18. Automatizar o fluxo interno da mercadoria

Os armazéns com movimentação de estoque constante e repetitiva podem substituir os equipamentos de movimentação manuais por soluções automáticas que dinamizem o fluxo interno da mercadoria. Em função de variáveis como o tipo de unidade de carga manuseada ou o layout do armazém, existem inúmeras soluções automáticas que transportam a mercadoria, desde transportadores para paletes ou transportadores para caixas até o Sistema de Monotrilho Elétrico (EMS) ou veículos guiados automaticamente, entre outros.

19. Automatizar a preparação de pedidos

Para agregar eficiência à preparação de pedidos, cada vez mais empresas optam por automatizar o picking. As estações de picking onde os pedidos são preparados de acordo com o critério “produto ao homem” proporcionam resultados muito rentáveis. Com a automação dessas tarefas os operadores recebem os produtos que necessitam sem precisar se deslocar, por isso podem ser mais rápidos e completar os pedidos sem cometer erros.

20. Aplicar a estratégia ‘lean logistics’

A metodologia lean logistics utilizada no armazém favorece a identificação e eliminação de tarefas que proporcionam pouco valor agregado. Portanto, os responsáveis pelo armazém podem aumentar o fluxo de mercadoria e reduzir custos. O lean logistics é uma técnica de gerenciamento e organização de operações que ajuda a detectar oportunidades de melhoria e a evitar desperdícios de recursos no armazém, tais como tempos de espera no picking, reposição de produtos ou excesso de estoque em uma ou inúmeras áreas de trabalho.

El lean logistics tiene por objetivo reducir costes logísticos poniendo énfasis en detectar oportunidades de mejora
O lean logistics tem por objetivo reduzir custos logísticos enfatizando a detecção de oportunidades de melhoria

21. Introduzir técnicas de gamificação

A gamificação é uma estratégia de trabalho destinada a motivar os operadores, para tal utiliza as técnicas utilizadas nos jogos visando melhorar o desempenho nas operações de armazenamento como a preparação de pedidos, o recebimento da mercadoria ou as reposições. As estratégias de ludificação favorecem a promoção e a retenção de talento nas empresas premiando o desempenho dos operadores.

22. Utilizar as últimas tecnologias

Os novos desafios logísticos exigem operações de armazenamento inteligentes. Tecnologias como o blockchain, o gêmeo digital (digital twins) ou a Internet Industrial das Coisas incentivam a substituição de operações manuais por soluções automáticas. A automação de processos logísticos se apoia em novas tecnologias como a realidade aumentada ou o machine learning para aumentar a produtividade e a eficiência de todas as tarefas que ocorrem dentro e fora do armazém.

23. Identificar as principais métricas de eficiência no armazém

O desempenho de um armazém é medido através de indicadores de desempenho que oferecem informações sobre o funcionamento das operações de armazenamento. Devido ao alto volume de informações que ocorrem diariamente em um armazém, é primordial definir um conjunto de métricas de eficiência e medi-las com periodicidade. Para coletar esses dados, existem programas como o Supply Chain Business Intelligence da Mecalux, que monitora as operações do armazém, mostrando ao responsável logístico ou supply chain planner as informações necessárias sobre o desempenho real da instalação.

24. Formar os funcionários no planejamento logístico

Contar com funcionários que conheçam detalhadamente o funcionamento de cada operação do armazém minimiza o número de erros na instalação e melhora a agilidade no desempenho dos processos logísticos. O treinamento dentro do armazém deve garantir que os funcionários entendam como funciona a estratégia de preparação de pedidos, os critérios de gerenciamento das localizações ou as tarefas de valor agregado, entre muitos outros conceitos.

25. Consultar um especialista em armazenamento

Cada armazém exige uma solução logística sob medida. Para tal, é recomendável receber a assessoria de um especialista em armazenamento que analise os requisitos logísticos e determine como aumentar a eficiência e a produtividade no gerenciamento das localizações, no fluxo da mercadoria ou na preparação de pedidos.

A Mecalux oferece um vasto leque de soluções de intralogística, desde um software de gerenciamento de armazém com funcionalidades avançadas que se adapta a qualquer setor, até qualquer tipo de sistemas de transporte e armazenamento automáticos, tanto para caixas quanto para estoque armazenado em paletes.

Um armazém eficiente com a ajuda da Mecalux

O armazém é uma instalação vital para a atividade logística de uma empresa. No momento de escolher os equipamentos e sua distribuição, é necessário não perder de vista que o objetivo é satisfazer as necessidades específicas que contribuam para melhorar a capacidade e as operações logísticas.

Em um armazém eficiente podem ser implementadas soluções que abrangem desde sistemas de armazenagem manuais até automáticos. As possibilidades são tão amplas quanto as necessidades de cada cliente. Portanto, o mais adequado é receber a assessoria de um especialista em armazenamento. Entre em contato conosco, teremos prazer em informá-lo sobre as diferentes opções para projetar um armazém avançado de acordo com sua atividade.

Missconfigured or missplaced portlet, no content found
Dynamic Content: false
Master Name: Banner-Software-Solutions
Template Key: